:: Sobre Arataca - Bahia

O Município de Arataca foi criado através da Lei Estadual nº. 4.442, em 09 de maio de 1985, desmembrado do Município de Una por meio de plebiscito em 25 de novembro de 1984. O seu primeiro Prefeito foi José Carlos dos Santos (Zé Baio), empossado em 1986. Seguido pelos mandatos do Sr. Eduardo Bonfim de Azevedo (Eduardinho), Jose Castilho Andrade (Castilho), José Carlos dos Santos, Jose Castilho Andrade e Atualmente tem a frente do Poder Executivo o Sr. Agenor Birschner.


Localiza-se no Sul da Bahia, a uma distância de 508 km. de Salvador e interliga-se à BR-101 através da BA-676 (5 km.). Até a década de 50, chamava-se Chapury, quando o seu fundador, Dr. Manoel Almeida, mudou o nome do então distrito para Arataca.


A área territorial do Município é de 397 Km² e limita-se com os Municípios de Camacã, Jussarí, São José da Vitória, Una e Santa Luzia, possuindo uma população que passa dos 10.000 habitantes, distribuída na Sede e os distritos de Itatingüí, Anurí e o Povoado de Vila Jequié e assentamentos rurais Terra Vista, Rio Aliança, Bem-Te-Vi e Santo Antonio.


O Município é banhado pelo Rio Aliança, que nasce na Serra do Alto Aliança no distrito de Anurí. Este rio fornece água para abastecimento da população de Anurí e Arataca, além de servir também à população da vizinha Cidade de Jussarí. Em todo seu leito existem lindas cachoeiras, destacando-se a queda d’água denominada “A Pancada”. A Serra das Lontras aparece como uma área de impressionante beleza, guardando espécimes típicos da vegetação da Mata Atlântica, na zona rural é possível ter uma idéia do que representou o período áureo da lavoura cacaueira, casarões, sedes com dezenas de casas de trabalhadores, secadores, terreiros, etc., cenários retratados pelos escritores baianos como Jorge Amado e Adonias Filho.
A economia do Município concentra-se na produção agrícola, e o comércio ativo contribui também para o seu desenvolvimento. A agroindústria começa a surgir, valendo-se da cultura agrícola produzida no Município, principalmente nas áreas de assentamento, a pecuária e a piscicultura também integra a economia do município, que apesar do cacau ser base da produção agrícola, Arataca possui uma agricultura bastante diversificada, destacando-se, entre outras: a mandioca, hortifrutes, e outros.